Por que Alemanha?

Você sabia que a Alemanha está na 14ª posição na lista da OECD entre os países com melhor qualidade de vida no mundo? Isso deve-se à ótima estrutura que o país oferece em quesitos como moradia, educação, meio ambiente e engajamento civil. A Alemanha é conhecida pelos excelentes índices referentes à renda e educação. Esse conjunto de fatores sociais proporciona uma enorme satisfação para quem decide se arriscar e buscar seu sonho de viver no exterior. 

Vantagens de trabalhar na Alemanha

Trabalhar na Alemanha pode lhe proporcionar grandes experiências profissionais e fazer com que você seja valorizado(a), principalmente se você já for uma pessoa qualificada e tiver um bom currículo de experiências.

 

É comum a insegurança de morar em outro país, principalmente quando há fronteiras culturais tão demarcadas que impedem a idealização do sonho de morar fora. No entanto, na Alemanha você pode observar que isso é possível, pois o país é, atualmente, uma das maiores potências econômicas da Europa. Com a economia em alta circulação, o país, sob a gestão de Angela Merkel, tem atraído um grande número de estagiários e trabalhadores do mundo inteiro, incluindo o Brasil. Além das ótimas condições de trabalho, você tem grandes chances de ascensão e reconhecimento pelos seus esforços. Veja algumas das principais vantagens para você dar o primeiro passo em concretizar este sonho!

Selecione por assunto de interesse

Trabalho

Educação

Valorização
profissional

Transporte

Trabalho

Educação

Valorização
profissional

Transporte

Saúde

Qualidade
de vida

Cultura

Conheça a
Alemanha

Saúde

Qualidade
de vida

Cultura

Conheça a
Alemanha

Trabalho

Você não precisa falar Alemão para trabalhar
no país

Muitas pessoas desistem de morar na Alemanha porque não querem arriscar em aprender uma língua tão difícil como é o Alemão. Por não falarem o idioma, muitos profissionais têm medo de não conseguir uma colocação no mercado de trabalho. No entanto, trabalhar em terras alemãs sem falar a língua é possível, principalmente se você tem planos de arrumar um trabalho em uma empresa internacional – e na Alemanha tem muitas! Se você planeja passar muitos anos no país para construir e consolidar sua carreira, se tornar bilíngue em alemão é importante. No entanto, até que isso se torne uma decisão efetiva, é preciso conhecer algumas expressões em alemão para sobreviver no país. A boa notícia é que convivendo com as comunidades alemãs, fica fácil aprender cotidianamente essas expressões. Além disso, a imersão cultural e linguística é inevitável, o que otimiza ainda mais esse processo.

Adquira experiências significativas

Trabalhar na Alemanha pode ser uma excelente oportunidade para você sair da sua zona de conforto e adquirir experiências de trabalho internacionais. Lembre-se de que um profissional de mente aberta e disposto a explorar novas civilizações tem grandes chances de ser reconhecido e valorizado no país – principalmente porque essas experiências adquiridas aprimoram a capacidade e adaptação. 

Essa característica desbravadora é enormemente valorizada pelas empresas e podem abrir portas para o desenvolvimento da sua carreira tanto no país, quanto fora.

 

Trabalhando na Alemanha você vai ver que a concorrência no mercado está sempre presente, seja no setor onde você trabalha ou no que pretende trabalhar, por isso, aproveite a coragem para desbravar as terras germânicas. Com a vivência adquirida e profissional no currículo, você estará um passo a frente dos seus concorrentes.

Motive-se no trabalho e usufrua de seus direitos trabalhistas

Além de contar com direitos trabalhistas que se sobressaem a muitos países, a Alemanha tem uma população engajada e consciente politicamente. No país, há empresas que dão até 6 semanas de férias por ano, que podem ser tiradas em qualquer época, desde que acordadas entre empregador e empregado. Além disso, horas extras são remuneradas ou podem ser convertidas em folgas. Adoeceu? Não é necessário apresentar um atestado médico até 3 dias. Fora isso, a maioria das empresas distribuem bônus no fim do ano e dividem o 13° salário em duas partes; no meio e no final do ano.

 

Aqui você não fica desmotivado no trabalho, não! Isso faz uma enorme diferença ao se tratar de erradicar problemas sociais onde muitos outros países têm encontrado dificuldades e barreiras. Se você já se convenceu e já pretende dar os primeiros passos para morar na Alemanha, conte com a gente! Nosso trabalho é facilitar este processo para que você alcance o seu sucesso.

Educação

A educação do país está entre as melhores do mundo

O nível de educação nas escolas alemãs é alto. Prova disso é que as universidades públicas do país estão entre as melhores do mundo e sempre oferecem oportunidades a estrangeiros em diversas áreas. Alguns estudantes, além da Língua Alemã, ainda têm a oportunidade de aprender Inglês e até Latim. Além disso, um profissional que possui uma experiência acadêmica e/ou profissional em um dos países com maior estabilidade econômica da Europa, tera sempre este diferencial no mercado de trabalho caso queira voltar para o Brasil, além de ampliar os horizontes e as chances de uma carreira internacional.

Mercado profissional

Tenha um salário minimo justo

Muitas vezes quem trabalha em jornada integral no Brasil tem um salário mínimo insatisfatório e, por vezes, insuficiente para cobrir despesas básicas. A valorização e o crescimento muitas vezes não ocorrem como deveria né? A Alemanha atualmente proporciona ao trabalhador um dos maiores salários mínimos da Europa. Quem trabalha em tempo integral recebe cerca de 1.500 euros (valor bruto) por mês no país, o equivalente a cerca de R$ 6.300 reais se fosse no Brasil. Além disso, esse índice só tende a aumentar, isso porque a partir desse início de ano, empregadores têm que pagar pelo menos 9,19 euros por hora a seus funcionários, 35 centavos a mais do que antes, e assim ocorre sequentemente a cada ano no país.

Valorização profissional
e salário adequado

Assim como na maioria dos países de 1º mundo, quanto mais qualificado e experiente é o profissional, mais ele será valorizado financeiramente na Alemanha. As chances de ascensão no mercado de trabalho são muito grandes, isso porque o salário médio dos profissionais no país fica por volta dos 3.000€, dependendo da função exercida. Além disso, as horas de trabalho são flexíveis e a remuneração varia conforme o seu desempenho. Com saúde, educação e transporte público de qualidade, fica difícil não pensar nos benefícios de um salário mínimo mais que justo.

Cargos específicos possuem salários interessantes

Cargos em setores específicos possuem uma remuneração interessante, principalmente em áreas relacionadas à  Química, Produção Automobilística e Informática. Essas áreas nas quais a Alemanha se desenvolve e sempre está prosperando, proporciona uma remuneração em média de 3200,00 euros por mês. Além disso, o mercado de trabalho é flexível e dinâmico, graças aos encargos sociais mais baixos que são combinados a uma cobrança de impostos de forma mais liberal às empresas. Além disso, a taxa de desemprego é baixa, o que faz aumentar ainda mais o número de ofertas de emprego e a facilidade na contratação de novos funcionários.

Transporte

Usufrua de transportes eficientes e pontuais

A Alemanha está entre os 10 países que melhor oferecem um sistema de integração de transporte público. O sistema conta com uma grande combinação de ônibus, metrôs, trens – inclusive proporcionando acessibilidade a países vizinhos. O valor não é baixo, mas diferente de muitos países, o transporte é eficaz, limpo e pontual, e também percorre a uma variada e vasta extensão territorial. Sua organização permite um trânsito dinâmico de pessoas que vão ao trabalho ou a universidades. Nas estações há quadros informando os horários previstos do metrô, ônibus e bonde durante os diferentes dias da semana. Com tecnologia de ponta, painéis eletrônicos também indicam em quantos minutos o transporte chegará. É tudo bem pensando a fim de evitar imprevistos e cumprir a sagrada e elegante pontualidade alemã.

Saúde

Sistema de saúde integrado com várias especialidades médicas

O sistema público de saúde alemão é tão ágil e eficaz que somente a minoria da população opta pelo privado. O sistema de saúde é seguro e além de oferecer um plano básico, também oferece serviços que no Brasil nem um plano privado cobre, como dentistas, psicólogos, nutricionistas e muitas outras especialidades. Além de tudo, os hospitais são extremamente limpos, organizados e bem equipados em comparação a outros países. A eficácia e agilidade no atendimento faz com que casos emergenciais sejam prontificados e, assim, evita-se o crescimento de taxa de mortalidade. No país não há omissão na saúde, muito pelo contrário, ela é muito valorizada.

Qualidade de vida

Preservação do Meio-ambiente

A Alemanha é um país que investe em energias renováveis, como a solar e a eólica. Um fator muito positivo é que há incentivo do governo para as casas que possuem tetos solares, onde descontos nos impostos são oferecidos em troca deste benefício. Além disso, o país tem uma grande preocupação com reciclagem. No quesito de consciência coletiva, todos os moradores separam o lixo a partir de suas casas, para que então sejam encaminhados ao seu devido lugar, seguindo o processo adequado de reciclagem estabelecido pelo país.

Cultura

Os alemães
são frios?

Tenha em mente que a Alemanha tem se esforçado para desconstruir a mancha que ficou após a Segunda Guerra Mundial com outros países. Ela tem estabelecido bons laços comerciais, sendo hoje mais receptiva a estrangeiros, tanto que dentre os seus mais de 80 milhões de habitantes, 7.6 milhões são estrangeiros. Isso só comprova que o país tem sido um dos melhores lugares do mundo para se morar. Além da qualidade de vida, podemos contar com vários outros benefícios explicados aqui nesta página. Ficou animado(a)? Então vamos embarcar nessa ideia!

conheça

Conheça a Alemanha!

Curta e conheça melhor o destino do seu sonho
com essas fotos exclusivas que selecionamos para você.

Você na Alemanha

Quer trabalhar na Alemanha?

Saia da sua zona de conforto e adquira experiências ousadas no mercado de trabalho alemão.