Benefícios de trabalhar em uma empresa alemã

A economia alemã vive um momento propício para grandes investimentos exteriores. Com a crescente procura de produtos alemães, o mercado permanece mais aquecido do que nunca. A taxa de desemprego tem caído e a mão de obra especializada fica cada vez mais escassa. Para quem deseja viver e trabalhar na Alemanha, o momento nunca foi tão favorável.

Com a grande demanda e a busca por profissionais qualificados, pessoas com boa formação têm grandes chances de se sobressair no mercado de trabalho alemão. Vale ressaltar que a chance de conseguir um emprego no país vai depender também das suas qualificações, do tipo de emprego e em qual área você irá atuar. Nesta matéria selecionamos alguns dos inúmeros benefícios que você só encontra lá!

1 ano de licença maternidade

Mães são profissionais bem valorizadas nas Alemanha. Trabalhar em uma empresa alemã é contar com benefícios jamais vistos em países subdesenvolvidos como Brasil. Isso porque, trabalhando de maneira registrada, mães têm até 1 ano de licença maternidade e recebem  60% do salário, enquanto acompanham o desenvolvimento do filho no primeiro ano.

Toda mãe ainda tem o benefício de poder não voltar e ter ainda mais 2 anos em casa com a família. Este período não será pago, mas a vaga na empresa com o mesmo salário após o seu retorno continua garantida. É claro que a empresa neste período poderá procurar outra pessoa para ocupar o lugar da mãe, afinal, foram 3 anos de licença. No entanto, ela tem a obrigação de realocar empregado em outra vaga nas mesmas condições salariais.

Auxílio paternidade e férias para descanso familiar

Além desses benefícios do auxílio maternidade, o pai tem direito a receber 2 meses de licença paternidade, assim que o bebê nascer ou até um ano depois do nascimento. Problemas relacionados à estresse, excesso de enfermidades respiratórios e alergias, o plano de saúde cobre uma licença específica, chamada KUR (alemão). Trata-se de umas férias para recuperação e tratamento familiar. Sobre o plano de saúde, essas “férias” cobrem um período de folga, seja numa região fora ou em hotel, pensão, para a pessoa se recuperar de estresse e os filhos também.

Horários de trabalho flexíveis

Muitas empresas na Alemanha possibilitam o horário flexível de trabalho, em vez da rígida jornada de trabalho das 9 da manhã às 5 da tarde. Dessa forma, os horários de trabalho são mais flexíveis, o que permite que você chegue mais cedo em um dia para ir a algum evento importante mais tarde. Todos os empregados têm que cumprir 8 horas diárias de trabalho, mas podem chegar e sair em horários diferentes, entre 06 e 21h, por exemplo. Além disso, está crescendo na Alemanha o número das pessoas que têm vários empregos, e a carga horária flexível permite ao trabalhador mais autonomia para gerenciar outras demandas para complementar a renda.

Por fim, se você tem vontade de viver e trabalhar na Alemanha e possui grandes qualificações profissionais, arregace as mangas e corra atrás, pois o momento nunca foi tão propício. Vale a pena o esforço quanto às dificuldades iniciais.

O mais importante é que você decida, planeje-se e prepare-se. Procure se informar em diversas fontes – Existem vários sites/blogs, revistas/jornais, e muitos livros que podem te ajudar. Lembre-se que a experiência de outras pessoas podem te ajudar muito neste processo inicial! Vamos embarcar nessa ideia?

Se você ainda não domina o idioma alemão um dicionário português/alemão (deutsch/portugiesisch Wörterbuch) irá te ajudar muito!

 

 

 

Veja também:

2 respostas

Os comentários estão desabilitados.

Você na Alemanha

Quer trabalhar na
Alemanha?

Saia da sua zona de conforto e adquira experiências ousadas no mercado de trabalho alemão.

Sobre a autora

Tamiles Mütze

CEO Voe Alto na Alemanha

Siga nas Redes sociais

Posts recentes